Home / Graduação / Ciências Contábeis

Ciências Contábeis

Portaria MEC

O curso foi autorizado em 08 de Fevereiro de 2008, Portaria MEC Nº 109.

Modalidade: Presencial

Duração: 8 Semestres

Tipo de curso: Bacharelado

Se preferir, entramos em contato com você.

Sobre o Curso

O curso de Ciências Contábeis capacita o aluno para cuidar das contas de uma instituição por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O aluno será treinado e habilitado para tratar dos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais e a direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas.

João da Silva Lima Neto

Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Tapajós. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Itaituba-FAI, possui especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade do Tapajós-FAT, e integra o NDE do curso de Ciências contábeis.

Saiba +

Objetivo Geral

Formar contadores, capacitados e qualificados ao exercício profissional, dotados de senso analítico e crítico, orientados pelos valores morais de nossa sociedade e pela instituição, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das sociedades, com competência técnico-acadêmica da profissão.

 

Objetivos Específicos

O Curso se propõe, entre outros, alcançar, prioritariamente, os seguintes objetivos específicos:

  • Proporcionar visão ampla e abrangente dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, habilitando o aluno a compreender, analisar e processar essas informações, incentivando-o a agir dentro dos princípios éticos, morais e legais.
  • Promover o bom relacionamento humano, dotando o aluno de competências e habilidades que viabilizem os agentes econômicos e seus prepostos, o pleno cumprimento de responsabilidades perante a sociedade.
  • Capacitar e preparar o aluno na assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais, de interpretar tendências de mercado, sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais.
  • Prepará-los para a compreensão das especialidades da profissão contábil, tornando-os capazes de absorver as informações necessárias para se tornar especialista em qualquer uma das áreas de ação desta profissão.
  • Oferecer formação humanística adequada ao exercício profissional, habilitando-o a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico ou cultural.
  • Carga Horária: 3.400h
  • Integralização: Para integralizar as disciplinas do curso, o aluno terá um tempo mínimo de 08 (oito) semestres, ou fases, e um tempo máximo de 12 (doze) semestres, ou fases.
  • Número de vagas: 240 anuais
  • Turno: Vespertino e Noturno
  • Processos seletivos semestrais
  • Público-Alvo: Alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou similar e profissionais portadores de diploma em nível superior interessados em cursar outra graduação.
  • Matriz curricular: As disciplinas que constituem a matriz curricular do Curso Ciências Contábeis formam os profissionais e os preparam ao exercício pleno de sua profissão, compreensão da realidade regional e brasileira.
  • Perfil do profissional: O perfil desejado para os egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Tapajós foi estruturado a partir de subsídios das Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº. 10 CNE/CES, de 16/12/2004), a qual sugere que estes deverão ao final do curso estar dotados de competências e habilidades que os tornem aptos a atenderem as demandas dos agentes econômicos e gestores patrimoniais, favorecendo o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade.
    • Ter uma visão global quanto às questões científicas, técnicas, sociais, econômicos e financeiros, em âmbito nacional e internacional e suas influências nas alterações patrimoniais, nos diferentes modelos organizacionais;
    • Ter uma visão dinâmica da empresa, pela interpretação dos registros das mutações patrimoniais;
    • Possuir pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
    • Servir de apoio à administração superior (pelo conhecimento de técnicas estatísticas e de economia de mercado e pela visão financeira e de produção) os processos decisórios e de controladoria, revelando capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação;
    • Colaborar por meio da sugestão de metas e estratégias, para que a empresa alcance os seus objetivos (que poderão incluir a maximização do lucro) e sua maior participação social da coletividade.
  • Certificação: Bacharel em Ciências Contábeis